Descobrindo a tecnologia, desvendando a ciência

Quarta onda gravitacional da história é detectada e sua localização pode ser mais precisa

27/09/2017 as 20:12 | Categoria: Ciência

Quarta onda gravitacional da história é detectada e sua localização pode ser mais precisa

Pela quarta vez na história foram detectadas ondas gravitacionais inferidas por fusão de dois buracos negros, só que dessa vez, o fenomêno foi observados por três laboratórios diferentes.

A LIGO possui dois observatórios que são financiadas pela NSF - National Science Foundation - um em Lousiana e Washington e é especializado na observação dessas ondas.

A manifestação de um conjunto de ondas gravitacionais - ondulações no tecido do espaço e tempo viajando pelo Universo - foi observada pela primeira vez pelos dois laboratórios no ano passado. Logo após ocorreram duas outras ocasiões, todas ocasionadas pela fusão de dois buracos negros.

Na Itália, foi criado o laboratório Virgo e possui os mesmo objetivos da LIGO. O Virgo observou o conjunto de ondas gravitacionais pela primeira vez em Agosto.

Os cientistas acreditam que detectaram a quarta onda gravitacional, e dessa vez o fenomêno pôde ser observado pelos três laboratórios, a onda veio a mais de 1 bilhão de anos luz de distância.

O fato dos três laboratórios terem detectado o fenomêno é essencial para que sua localização seja precisa, como num GPS que três satélites trabalham em conjunto para achar o mesmo local, os três observatórios podem detectar com precisão o local onde ocorreu a onda.

É um novo passo para o campo essa detecção, pois com se o local da onda for descoberto, os cientistas saberão exatamente onde apontar seus telescópios para o céu, sendo possível o acompanhamento e estudo dessas ondas.

Até fevereiro do ano passado as ondas gravitacionais era a última parte da Teoria da Geral da Relatividade que não havia sido comprovada. Segundo a Teoria proposta por Einstein no século passado, todos objetos - de planetas a pessoas - prejudicam o espaço-tempo e quando eles se movem, criam ondulações no espaço-tempo como um barco em movimento cria ondulações na água.

Postagens Relacionadas