Descobrindo a tecnologia, desvendando a ciência

Praticamente todo o mel da Terra está contaminado com pesticidas, por quê isso é ruim?

07/10/2017 as 04:20 | Categoria: Ciência

Praticamente todo o mel da Terra está contaminado com pesticidas, por quê isso é ruim?

Recentemente, um novo estudo realizado por cientistas suiços detectaram que pelo menos 75% do mel da Terra está contaminado com pesticidas.

Os pesticidas encontrados no mel não necessariamente prejudicam um ser humano, mas agride severamente a vida das abelhas.

Foram analisadas 198 amostras de todos os continentes exceto da Antártica para cinco tipos de pesticidas conhecidos como neonicotinoides que são prejudiciais a vida das abelhas. A maior contaminação está na América do Norte, Europa e Ásia.

Os autores do estudo afirmaram que "praticamente não existe um lugar seguro para abelhas na Terra".

Os neonicotinóides são um dos inseticidas mais agressivos contra a saúde das abelhas, pois os mesmos atingem o cérebro dos polinizadores interferindo na sua capacidade de aprendizado e principalmente, na sua memorização. O cérebro fragilizado é basicamente uma setença de morte para as abelhas que voam em média 11km para recolher o néctar e o polén das flores - tarefa essencial para o florescimento de alguns frutos e legumes - e que logo depois precisam lembrar o caminho de volta.

Além disso, o inseticida atinge o sistema imunológico das abelhas deixando-as mais vulneráveis a doenças.

Os neonicotinóides são os principais responsáveis pela baixa na quantidade de abelhas no Mundo. A redução de abelhas no planeta é um problema que preocupa, pois são essenciais no processo de florescimento de alimentos como maçãs, amêndoas e pepinos. Estima-se que uma eventual extinção de abelhas causaria um rombo de US$ 15 bilhões do PIB dos Estados Unidos.

Postagens Relacionadas