Descobrindo a tecnologia, desvendando a ciência

Opção sexual e ideologia política, o que a IA pode dizer sobre nós

12/09/2017 as 19:25 | Categoria: Tecnologia

Opção sexual e ideologia política, o que a IA pode dizer sobre nós

Para nós seres humanos, o rosto de uma pessoa não nos diz muito a respeito de si, nem mesmo para os computadores até pouco tempo.

No entanto, bastará um programa de computador para que sua opção sexual seja revelada ou até mesmo sua posição política, sua privacidade então estará em xeque graças a inteligência artificial?

Michal Kosinski - professor da Universidade de Stanford e pesquisador comportamental - disse recentemente algumas coisas que algoritmos de reconhecimento facial pode dizer sobre nós como por exemplo seu polêmico sistema que reconhece a opção sexual do individuo.

 

Orientação Sexual

O mais impactante dos estudos de Michal é o controverso sistema que analisa fotos uma certa demanda de fotos e logo em seguida conclui a opção sexual do individuo.

O nome do sistema de IA de Kosinski chamado de "gaydar" utilizou um sistema de namoros online para analisar um conjunto de fotos de cada individuo. Segundo ele, o software era capaz de identificar a orientação sexual de cada usuário com uma precisão média de 87% - 91% preciso com homens e 83% com mulheres.

O sistema sofreu diversas críticas de grupos LGBT que argumentaram que grupos de alto escalão poderiam usar o sistema para identificar homossexuais e persegui-los. Kosinski contra-argumentou dizendo que governos e grandes corporações já possuem essa tecnologia e combater seu mau uso era essencial, pois a tecnologia de reconhecimento facial pode ser um grande perigo a privacidade do usuário.

"O rosto é um proxy observável para uma ampla gama de fatores, como sua história de vida, seus fatores de desenvolvimento, se você está saudável", disse ele.

 

Comportamento e Intelecto

Segundo Michal, em breve a tecnologia de reconhecimento facial será capaz de analisar a partir de fotos nossas crenças políticas, se somo liberais ou conservadores. Além disso, o nível de intelecto também é algo a ser descoberto por meio das fotos que são capazes de revelar aproximadamente nosso nível de QI.

Para chegar a conclusão da ideologia política o sistema analisa a aparência do usuário e determina seu grau de conservadorismo. Segundo Michael, após estudos comportamentais, ele determinou que ideologias políticas são hereditárias, ou seja, estão geneticamente ligadas ao individuo, e isso faz com que seja possível identificar caracteristicas visuais particulares para individuos liberais ou conservadores.

Outro ponto analisado pelo sistema é o grau de beleza do usuário, segundo Michal, conservadores tendem a ser mais atraentes do que liberais, o que ajuda o sistema a chegar em uma conclusão.

Kosinski disse que eleitores ideologicamente mais voltados para um extremo da política - esquerda ou direita - são identificados de forma mais eficaz, já para centristas o sistema não é tão eficiente.

"Um alto índice conservador ... seria uma previsão muito confiável de que esse sujeito é conservador", diz Kosinski.

Predisposição para atos criminosos e traços específicos de nossa personalidade são outros aspectos identificáveis por essa tecnologia que segundo ele, pode trazer severos problemas sociais.

Postagens Relacionadas