Descobrindo a tecnologia, desvendando a ciência

Observatório desvenda origem de ouro, platina e prata a partir de ondas gravitacionais

16/10/2017 as 14:39 | Categoria: Ciência

Observatório desvenda origem de ouro, platina e prata a partir de ondas gravitacionais

Como relatado anteriormente, três observatórios detectaram uma onda gravitacional e dessa vez seria possível identificar com precisão sua origem e entender melhor o fenômeno.

Os cientistas que observaram a colisão - e que ganharam o Prêmio Nobel por identificar tal fenômeno - alertaram a comunidade científica e estudaram o fato. As imagens capturadas pelos observatórios mostraram uma sopa radioativa que deu origem a quantidades imensuráveis de ouro, prata e platina - metais mais caros da atualidade - e também urânio, bismuto e substâncias que estão presentes em nossos corpos.

As duas estrelas de nêutrons se fudiram e provavelmente se tornaram um buraco negro, mas um pequeno pedaço da estrela escapou e deu origem a todos os metais que agora podem ser desenterrados pelos nossos amigos alienigênas.

Os astrônomos detectaram a fusão a partir de 130 milhões de anos-luz de distância na galáxia NGC 4993 na manhã de 17 de agosto.

"Isso vai ter um impacto maior na ciência e no entendimento humano, em muitos aspectos, do que a primeira descoberta de ondas gravitacionais", disse Duncan Brown , um astrônomo da Universidade de Syracuse e membro da colaboração de pesquisa. "Nós vamos nos intrigar sobre as observações que fizemos com ondas gravitacionais e com luz nos próximos anos".

Postagens Relacionadas