Descobrindo a tecnologia, desvendando a ciência

Intel anuncia novo processador pensando em Internet das Coisas

26/10/2016 as 01:48 | Categoria: Hardware

Intel anuncia novo processador pensando em Internet das Coisas

Internet das Coisas é aquele conceito que envolve uma avalanche de novos dispositivos sendo conectados à rede, e a criação de soluções para beneficiar os cidadãos em relação a cidades mais inteligentes e também conectadas. Para impulsionar esse mercado que tem um enorme potencial de crescimento a Intel anunciou a série de processadores Atom E3900, voltada especificamente para esse segmento, proporcionando recursos para o setor industrial, automotivo, vídeo, manufatura, varejo, entre outros.

Foram apresentados três modelos da série E900: Atom x5 E3930, Atom x5 E3940, Atom x7 3950. Além desses três modelos a Intel também mostrou o Atom A3900, que foi feito especificamente para veículos conectados e que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2017. A Série E900 é baseada no processo de fabricação de 14nm, e promete entregar performance até 1,7 mais rápida de processamento e 2,9 vezes melhor na parte gráfica, quando comparado com a geração passada (E3800).

Outros pontos importantes dessa série são os seguintes:

     Intel Time Coordinated Computing Technology (Intel TCC Technology), voltada para sincronizar redes e dispositivos conectados
     Novos níveis de segurança, determinismo e força de processamento de imagem e vídeo num formato compacto
     Capaz de lidar com mais sensores e tarefas através de temperaturas extensas (40 ~ 85ºC)

O mercado de Internet das Coisas é esperado que alcance 50 bilhões de dispositivos em 2020 e que movimente 44 zettabytes de dados, e com essa nova geração de processadores o CEO da Intel Brian Krzanich diz que a companhia mantém o compromisso de ser uma empresa forte em cloud computing e em dispositivos inteligentes e conectados.

A Intel diz que está trabalhando com cerca de 30 clientes para a série E900, um novo recorde para a companhia em relação ao número de parcerias durante o lançamento em relação aos seus processadores voltados para Internet das Coisas. Dentre esses clientes está a Hikvision, que utilizará o Atom série E3900 para aplicações de vigilância.

Postagens Relacionadas