Descobrindo a tecnologia, desvendando a ciência

Governo abandonará softwares livres para implantar os da Microsoft

30/10/2016 as 21:48 | Categoria: Software

Governo abandonará softwares livres para implantar os da Microsoft

Uma das bandeiras levantadas pelo PT quando entrou no governo era que a utilização dos softwares livres nos meandros do Governo Federal reduziria custos, ampliaria a concorrência, geraria empregos, entre outras coisas. Além é claro da própria segurança, já que esses softwares ainda são menos visados por cibercriminosos. Porém as coisas irão mudar, já que de acordo com o Convergência Digital, o Governo Federal deverá trocar os programas de código aberto pelo pacote de softwares e serviços oferecidos pela Microsoft, que incluem o Office, Windows Professional, Windows Server e Client Acess License.

Todos os órgãos que fazem parte do SISP (Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informações), deverão encaminhar suas manifestações em relação à aquisição os softwares da Microsoft. Ainda não se sabe quanto o governo está disposto a pagar pela adoção desses softwares e serviços.

A política de aplicação do softwares livre por mais que tenha sido adotada por muitos anos nunca foi uma unanimidade dentro do próprio governo, já que órgãos como a Receita Federal, Banco Central, além dos bancos oficiais não adotaram, Esse anúncio de uma provável aliança com a Microsoft surge uma semana depois de um evento promovido pela companhia anunciar que Brasília foi o local escolhido para a criação do Centro de Transparência, que tem como princípio a segurança cibernética.

Esse evento que não teve a participação da imprensa contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, os secretários, Maximiliano Martinhão (MCTIC) e Marcelo Pagotti (STI), além do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rolemberg e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Postagens Relacionadas