Descobrindo a tecnologia, desvendando a ciência

Estudos de fósseis revelam que Trilobites possuiam estômago

26/09/2017 as 17:40 | Categoria: Ciência

Estudos de fósseis revelam que Trilobites possuiam estômago

Os fósseis encontrados e preservados em Wulongqing - região da província de Yunnan na China - revelaram algo que até então era rejeitado pela Ciência com relação ao sistema digestivo dos Trilobites.

Segundo estudos anteriores, haviam duas estruturas corporais para seus sistemas digestivos trilobites:

  • Um tubo que corre no comprimento do corpo do trilobite com glândulas digestivas laterais que teria ajudado a processar o alimento.
  • Um estômago expandido, chamado de "colheita", conduzindo a um tubo simples sem glândulas laterais.


Até agora somente a primeira hipótese era aceita, porém a segunda já é considerada pelos cientistas.

Essa descoberta revelou que a evolução corporal dos trilobites vieram mais na história evolutiva da espécia, e apresentou um sistema digestivo distinto.

Os Trilobites são uma espécie marinha do grupo de artópodes que formam a classe Trilobita. Eles surgiram nos oceanos a 540 milhões de anos atrás no Período Cambriano. Sua extinsão ocorreu a cerca de 252 milhões de anos atrás no final do período Parmiano.

Os trilobites eram extremamente diversificados possuindo cerca de 20 mil espécies diferentes, seus fósseis podem ser encontrado em várias regiões do Mundo.

"Trilobites são um dos primeiros tipos de animais a aparecer em grande número no registro fóssil", disse a Dra. Melanie Hopkins, curadora assistente na Divisão de Paleontologia do Museu Americano de História Natural. "Seus exoesqueletos eram pesados ​​em minerais, e assim eles preservaram muito bem. Mas, como todos os fósseis, é muito raro ver a preservação de tecidos moles como órgãos ou apêndices em trilobites e, por isso, nosso conhecimento do sistema digestivo trilobito vem de um pequeno número de espécimes".

Os novos espécimes de Wulongqing datam do início do Cambriano, cerca de 514 milhões de anos atrás. Eles pertencem a duas espécies trilobites, Palaeolenus lantenoisi e Redlichia mansuyi , e cerca de 20% deles apresentam preservação do corpo macio.

Contrariamente aos planos corporativos propostos anteriormente, o Dr. Hopkins e os co-autores identificaram culturas em Palaeolenus lantenoisi e Redlichia mansuyi.

Além disso, pelo menos um espécime de Paeolenus lantenoisi tem uma cultura e glândulas digestivas - sugerindo que a evolução dos sistemas digestivos trilobites é mais complexa do que a proposta originalmente.

Postagens Relacionadas