Descobrindo a tecnologia, desvendando a ciência

Cientistas desenvolvem nanodispositivo quântico

04/09/2017 as 15:26 | Categoria: Ciência

Cientistas desenvolvem nanodispositivo quântico

Cientistas conseguiram dar um novo passo para a computação quântica que pode significar a tecnologia do futuro para as massas consumidoras.

Foram desenvolvidos cristais que são capazes de armazenar informações quânticas. Atualmente os computadores guardam os bits que são informações "0" ou "1", informações quânticas conseguem assumir a forma de "0" e "1" simultaneamente.

Esse disposítivo pode significar uma revolução para a computação quântica, visto que é o primeiro nano disposítivo quântico. Esse cristal abre portas para o armazenamento de informações quânticas em microchips, o que possibilitária a criação de uma rede comunicação quântica ultra-som.

O cristal foi desenvolvido por Tian Zhong da Universidade de Chicago. Ele armazena os dados absorvendo fótons, cada um desses fótons carrega um qubit, ou seja, os "bits quânticos". Ele possui 10 micrómetros de comprimento e 0,7 micrómetros de largura, o equivalente a uma célula bacteriana.

Um físico chamado Jevon Longdell da Universidade de Otago da Nova Zelândia afirmou que o disposítivo poderá ser útil na expansão de futuras redes de computadores quânticos, resta esperar para ver sua utilidade para nós no futuro.

Postagens Relacionadas