Descobrindo a tecnologia, desvendando a ciência

Aplicativo do Uber para iPhone tem permissão até mesmo para gravar tela do usuário

06/10/2017 as 03:04 | Categoria: Segurança

Aplicativo do Uber para iPhone tem permissão até mesmo para gravar tela do usuário

O aplicativo da Uber para iOS possui uma passagem para algumas das funções mais poderosas implantadas pela Apple em seu iPhone.

Essas permissões não são autorizadas pelo usuário e uma das funções permitidas para o aplicativo do Uber é gravar a tela do usuário sem o seu conssentimento. O aplicativo pode fazer isso tanto em sua tela quando está ativo como em outras seções do seu iPhone.

A informação desse acesso especial não é divulgada para o consumidor nem pela Apple e nem pelo Uber. Normalmente, somente aplicativos produzidos pela própria Apple possuem autorização para utilizar essas funções, mas parece haver uma exceção para o Uber.

Até o momento não existe nenhuma prova de que o Uber já tenha utilzado a função em algum iPhone, mas apenas a permissão para realizar tal ação deixa uma grande questão para uma empresa investigada por ações comerciais controversas como a Apple e as permissões concedidas a um app que também tem suas controversias jurídicas.

"Conceder um direito tão sensível a um terceiro é sem precedentes tanto quanto posso dizer, nenhum outro desenvolvedor de aplicativos conseguiu convencer a Apple de lhes conceder os direitos que eles precisavam para que seus aplicativos utilizassem determinada funcionalidade do sistema privilegiado", Will Strafach , um pesquisador de segurança que descobriu a situação.

A Uber se manifestou com relação a essa divulgação dizendo que jamais utilizou tais funcionalidades.

Postagens Relacionadas